Veja a arma da Peugeot para o WTCR que passa pelo circuito de Vila Real

A Peugeot Sport revelou hoje a nova versão do 308 TCR, já especialmente renovado para o novo campeonato WTCR que irá substituir o defunto Mundial de Turismos (WTCC) já este ano, com passagem pelo circuito de Vila Real agendada para o fim-de-semana de 22 a 24 de Junho. Um novo Mundial que se poderá revelar espectacular, tal a quantidade de bons carros homologados na categoria TCR que pretende ser uma classe tão competitiva como os anteriores WTCC, mas com custos um pouco mais contidos.

Ainda assim, a Peugeot já colocou a "etiqueta" neste novo 308 TCR que custará 109 mil euros antes de impostos. Relativamente ao carro que no ano passado alinhou em vários campeonatos nacionais, o deste ano continua a ter o 308 GTi por base mas conta com diversas melhorias, começando logo pela parte aerodinâmica, com um "spoiler" dianteiro mais proeminente, tal como a asa traseira.

O carro francês, que já foi sujeito a algumas sessões de testes em pista, recebe também uma nova transmissão em que se inclui uma caixa sequencial de seis velocidades projectada propositadamente para o TCR, além de um sistema de que melhora o comportamento dinâmico em pista.

"O Peugeot 208 Racing Cup era elegível para correr no TCR, mas o rápido desenvolvimento dos campeonatos baseados na regulamentação do TCR levaram-nos a buscar mais ‘performance’ para este carro, de forma a acompanharmos os desejos dos nossos clientes", referiu Bruno Famin, director da Peugeot Sport, recordando que o TCR tem sido um campeonato destinado a equipas privadas… 

 Contudo, ao ganhar um carácter de campeonato do Mundo, é natural que as marcas se empenhem mais directamente, mesmo que não assumidamente. Por exemplo, os Peugeot 308 TCR foram inscritos pela Sebastian Loeb Racing que, caso participe no WTCR, funcionará como equipa oficial da Peugeot. O mesmo sucederá caso a JAS Motosport leve até ao fim o desenvolvimento do novo Honda Civic Type-R, já com base na última geração, a FK8.

Para já, além da Peugeot com o 308 TCR e da quase certa continuação da Honda com o Civic Type-R, também a VW deverá prosseguir com o Golf TCR que acaba de ser actualizado, com uma nova frente para manter as semelhanças com o carro que é comercializado. Há ainda vários outros carros prontos a participar no novo Mundial…

Por exemplo, a Comtoyou Racing já anunciou que deverá alinhar três Audi RS3 LMS na primeira edição do WTCR, enquanto a Craft-Bamboo Racing também se mostra interessada em alinhar três carros, embora não confirme se continuará com os Seat Leon TCR com que correu nos últimos anos. A Hyundai também tem o i30 N homologado para esta categoria e até a Renault tem um Mégane TCR, embora ainda não seja baseado no recente Mégane RS e tenha sido feito a pensar no campeonato caseiro. Mas nada impede que uma equipa compre um carro desses e o coloque a correr no WTCR.

Há, pois, muitos carros disponíveis para esta categoria que servirá de base ao que poderá ser o novo Mundial de Turismos, falando-se ainda que a Volvo, a última campeã do WTCC, poderá estar interessada em desenvolver um carro para voltar às lutas nas pistas. A primeira época do WTCR conta, para já, com nove provas, arrancando em Marraquexe, a 8 de Abril, e terminando em Macau, a 18 de Novembro.

Como referimos no início, a etapa portuguesa realiza-se a 24 de Junho, com a tradicional festa do circuito de Vila Real, um enorme espectáculo que fechará a época europeia.

Em destaque